Gerenciamento de Inscritos

Gerir alunos inscritos

O Moodle da USP usa informações dos sistemas Júpiter (graduação) e do Janus (pós-graduação). Quando um ministrante cria um ambiente novo, todos os alunos matriculados no Júpiter ou no Janus são inscritos no ambiente (desde que estes alunos tenham acessado Moodle pelo menos uma vez, senão a conta deles ainda não existe no sistema).  É possível juntar várias turmas no Júpiter num único ambiente de apoio no Moodle: veja como usar turmas e “grupos”.

É preciso ressaltar que a integração também inscreve  alunos no estado “inscrito” ou “pendente” no Júpiter ou Janus.

Isto significa que é importante deixar claro para todos que ter acesso ao ambiente de apoio no Moodle da USP não é, necessariamente, indicação de que está matriculado regularmente e que, portanto, é preciso acompanhar o status da matrícula no Júpiter ou Janus.

A integração com Júpiter e Janus, não tira (desinscreve) alunos do ambiente de apoio automaticamente, mesmo alunos que não estão mais matriculados Júpiter ou no Janus.

Docentes “avançados”

Para docentes avançados (veja aqui como se auto-promover), é possível acrescentar matriculados de outras turmas de Júpiter ou Janus ao seu ambiente de apoio. Em “Métodos de inscrição”, clique na caneta amarela para configurar o comportamento do método “Inscrições da USP”:

Comece a escrever o código da disciplina (o que aparece no Júpiter ou Janus) e escolha a turma desejada (no caso de turmas de Júpiter, a turma é indicada pelos últimos três algarismos do código).

Acrescentar uma turma do Júpiter ou Janus

Cuidado, o processo inverso é diferente: para tirar uma turma não é suficiente simplemente de-selecionar a turma aqui. Além de tirar a turma na interface descrito acima, vai ter que ir para lista de participantes, usar o filtro “Grupo:”,  selecionar a turma que quer tirar e desinscrever os selecionado (“Com usuários selecionados… / Inscrições da USP / Delete selected users”). Ou, caso tenha acrescentado uma turma por engano, entre em contato com suporte@edisciplinas.usp.br

 

Desinscrever alunos pode ser feito manualmente (pelo docente ou pelo próprio aluno). Mas se a matricula permanece no Júpiter, o alunos será inscrito de volta no ambiente de apoio automaticamente a próxima vez que entre no Moodle! Uma alternativa melhor para estes casos é “suspender” um aluno. É possível configurar o método de inscrição USP para suspender automaticamente os alunos no estado pendente ou “Inscrito” no Júpiter.

A função do checkbox “Suspender excluídos” é  suspender (colocar no estado “inativo”) no Moodle os alunos que em algum momento foram inscritos no Moodle (porque estavam na turma no Júpiter ou Janus) mas que agora não estão mais na turma.

Gerir o estado (“ativo” ou “inativo” = suspenso) no Moodle baseado no estado da matrícula no Júpiter ou Janus.

Topo

Inscrição automática de alunos matriculados

Os alunos matriculados no Júpiter ou Janus com conta no Moodle da USP, serão inscritos na hora da criação do ambiente de apoio e os outros matriculados, sem conta ainda, serão inscritos na medida que acessam o Moodle.

É possível verificar no menu “Navegação” > “Participantes” ou no menu “Administração” > “Usuários” > “Usuários” quantos alunos estão atualmente inscritos no seu ambiente.

Inscrição manual de alunos

É possível inscrever alunos manualmente, caso o procedimento automático descrito acima não funcione por algum motivo. Para inscrever alunos no seu curso, vá no menu “Administração” > “Usuários” > “Usuários inscritos” e em “Inscrever Usuários”. Procure pelo número USP, o início do e-mail ou pelo nome. Os alunos têm que ter acessado o Moodle da USP pelo menos uma vez. Veja também Docentes, Monitores e Alunos Manualmente.

Topo

Desinscrição de alunos

O e-Disciplina sincroniza com o Júpiter e importa a lista de matriculados na disciplina. Em modificações posteriores, os alunos matriculados que não constam na lista do e-Disciplina serão adicionados, mas os alunos com a matricula excluída não serão removidos do ambiente de forma automática.

Isso ocorre por escolha, visto que a exclusão de alunos pode causar transtornos caso seja feita por engano. Assim, a exclusão do aluno na disciplina pode ser feita pelo aluno, de modo manual, no site e-Disciplina. Para saber como se desiscrever acesse o link https://docs.atp.usp.br/artigos/24-se-desinscrever-apos-trancamento/

Topo

Auto-inscrição com código de inscrição

Há situações em que você gostaria de abrir as inscrições, mas não para que qualquer usuário do Moodle possa se inscrever no seu ambiente (lembre-se de que todos os membros da comunidade USP podem se cadastrar neste Moodle). Este caso pode ser resolvido com um código de inscrição. Em “Administração do ambiente” > “Usuários”, habilite o Método de inscrição “Auto-inscrição”. Configure o método e coloque um código. Somente quem conhece o código pode se inscrever no curso.

Topo

Inserir alunos no sistema ou no ambiente

Não é possível cadastrar pessoas no sistema e-Disciplinas. A própria pessoa deve acessar o sistema, usando a senha única. A conta é criada a primeira vez que a pessoa acessa o sistema usando sua Senha da USP.

Se a conta do aluno existir, o sistema inscreve os matriculados em turmas do Júpiter ou do Janus no ambiente de apoio correspondente.

O método de inscrição “Inscrições da USP”

O método de inscrição “Inscrições da USP”

É possível lembrar os alunos que eles devem acessar o Moodle / e-Disciplinas, mandando uma mensagem no e-mail institucional deles, avisando que há um ambiente de apoio disponível no Moodle da USP e que devem acessá-lo usando a Senha Única. Para mandar esta mensagem, entre no menu “Administração” > “Usuários” > “Métodos de inscrição” e clique no ícone do envelope. Se houver matriculados no Júpiter ou no Janus que ainda não acessaram o Moodle, selecione todos (escolha mais de 1 mantendo a tecla Ctrl pressionada, ou use Ctrl-A) clique o botão “Acrescentar”, edite a mensagem (opcional) e finalmente clique em “Enviar Mensagem”.

Topo