O Moodle

O Moodle

A palavra Moodle vem do inglês “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, ou, em português, “Ambiente de Aprenzidado Dinâmico Modular Orientado a Objetos”. É um software livre de apoio à aprendizagem. Através de plataformas on-line, o programa permite a criação de cursos, páginas de disciplinas, grupos de trabalhos, comunidades de aprendizagem, entre outros. Hoje está disponível em 75 línguas diferentes e em mais de 25 mil websites registrados, em mais de 175 países do mundo.

O Moodle foi criado em 2001 pelo cientista computacional e educador Martin Dougiamas. Sua ideia era criar um sistema de administração das atividades educacionais dentro de um espaço on-line, através de ambientes virtuais voltados para aprendizagem colaborativa, focados em programadores e acadêmicos da educação. A plataforma permite que um professor e um estudante sejam integrados em seus estudos, através da plataforma on-line.

O e-Disciplinas é o Moodle da USP. A plataforma é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A STI, com a ajuda do Grupo ATP, e em colaboração com os centros de TI nos campi da USP, são responsáveis pela realização, manutenção e operacionalização do serviço. O atendimento é feito pelo Helpdesk.