Moodle Extensão

How Can We Help?

Print

Apresentação

O Moodle Extensão hospeda cursos da comunidade USP para o público em geral. Alguns cursos são oficiais e certificado pelo PRCEU da USP, mas a maioria dos cursos não emite certificado. Alguns cursos são de livre acesso, outros requerem um código de convite.

Índice

  1. Relação com Apolo
  2. Como acessar
  3. Se inscrever num curso
  4. Criação de cursos
  5. Criar código de convite

Relação com Apolo

Apolo é o sistema institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP onde são mantidos informações sobre oferecimento e matrículas em cursos oficiais e reconhecidos pela USP.

O Moodle Extensão, por outro lado, é uma plataforma que hospeda o material didático e as atividades dos cursos. É um chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Infelizmente, não há, ainda, uma integração boa entre os dois sistemas. No médio prazo pretendemos implementar dois tipos de integração:

  1. Os matriculados no Apolo terão uma senha USP, acessem e são inscritos automaticamente no ambiente do curso correspondente no Moodle Extensão
  2. Os ministrantes de cursos cadastrados no Apolo poderão criar, automaticamente, um ambiente do curso correspondente no Moodle Extensão.

Nenhum destes dois tipos de integração existe (em 2020.1). Veja a seguir como é o funcionamento do Moodle Extensão agora.

Acessar o sistema

Pessoas da USP devem acessar o sistema usando sua senha da USP (a mesma do Júpiter, Apolo, Marteweb etc.)

Após clicar o botão amarelo “Acessar”, pessoas com senha USP deve clicar o botão azul “Acessar via senha USP”. Outros usam a senha que criaram ao cadastrar sua conta.

Para quem não tem senha USP, é preciso primeiro criar uma conta. Clique em cadastre-se e entre com seu CPF e um código de convite fornecido pelos responsáveis de um dos cursos na plataforma.

Se inscrever num curso

Uma vez que conseguiu acesso à plataforma (ou seja, está logado e seu nome aparece no canto superior direito da tela) é preciso se inscrever em um ou mais cursos. Use a busca para achar um curso e acesse.

Em seguida, inscreva-se usando o botão azul ou (se o curso está aberto para visitantes) procure, o ícone de engrenagem.

Criação de cursos

Ainda não temos integração com Apolo. Isso significa que ambientes de apoio terão que ser criados manualmente, pelos administradores do sistema (entre em contato com suporte@atp.usp.br) ou colaboradores nas Unidades da USP (informe-se no seu setor de TI e peçam eles entrar em contato com suporte@atp.usp.br se for o caso).

Uma vez criado o curso com seu material didático e atividades, é preciso inscrever os participantes. É possível inscrever pessoas manualmente, desde que já eles já tem uma conta no sistema. Mas isto é somente viável para para cursos com um número pequeno de participantes. É mais conveniente criar um código de convite e passar este código a eles de alguma forma.

Configurar o código de convite

Este código serve duas finalidades. Primeiro e principalmente, limita o acesso como participantes ao seu curso a pessoas com o código. Segundo, pessoas com o código em em mãos podem criara uma conta no sistema (veja acima, talvez vamos abandonar esta restrição).

Para criar um código para seu curso, vá aos métodos de inscrição:

Três cliques para ir aos Métodos de inscrição

Em seguida, habilite e configure o método Autoinscrição (Aluno)

Habilitar (permitir inscrições novas) e configurar o código de convite (=”Chave de inscrição”)