Fórum

Fórum de discussões

Cada novo ambiente de apoio no Moodle ganha por padrão um fórum “Avisos”. É a maneira recomendada de mandar mensagens aos seus alunos: receberão uma notificação no seu email para cada nova mensagem. Mas o fórum Avisos não pode ser usado para discussões porque neste tipo de fórum alunos não podem responder aos tópicos.

Para criar um espaço de discussão ou debate é preciso criar um outro tipo de fórum. Para associar um fórum ao seu tópico/semana (ou no tópico principal do curso), entre no modo de edição, clique em “Acrescentar atividade” e escolha uma atividade do tipo fórum, depois escolha o tipo de fórum adequado para sua finalidade:

Discussão simples – é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Fórum geral – é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico – cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Fórum Perguntas e Respostas – neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder às mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

Verifique também o botão “Ajuda” (clique no ponto de interrogação), para mais informações

Escolher o tipo do fórum

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Assinantes e notificações do Fórum

O site e-Disciplina pode enviar um e-mail com uma cópia das mensagens do fórum aos participantes. Esse e-mail é enviado após 30 minutos da postagem da mensagem no fórum, esse tempo é o padrão para que o criador do post possa editar, após esse tempo apenas pessoais no papel docente ou monitor poderá modificar os posts.

É possível “assinar as notificações de novos posts, tanto para o fórum inteiro, como para tópicos individuais:

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Quando é criado o fórum a configuração padrão é “Assinatura opcional”. Se achar que todos os alunos devem receber notificações por padrão, pode mudar o fórum para “Assinatura automática”:

Na página de criação a atividade fórum, ache a opção “Assinatura e monitoramento”. Após abrir essa opção em “Modo de assinatura” altere “Assinatura opcional” para a opção desejada.

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No nosso exemplo, “Fórum teste”, escolheremos “Assinatura automática”:

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A opção do exemplo faz com que todos os participantes do cursos vão assinar o fórum, mas permite que, caso ele queira, seja desfeita a assinatura.

Mostrar e modificar assinantes

Seguindo com nosso exemplo, vamos agora verificar quem é assinante. Na página do fórum ache a opção “Mostrar assinantes”:

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Na tela a seguir podemos temos duas colunas: “Assinantes” e “Potenciais assinantes”, esta última lista os inscritos no fórum mas não são assinantes.

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Para adicionar ou remover uma assinatura basta selecionar o nome e clicar em Adicionar ou Remover.

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Avaliação por pares simples

A avaliação por pares é uma alternativa para fornecer retornos ao estudantes. Uma maneira simples de implementar este processo é por meio do Fórum. O responsável pela disciplina pode permitir que os alunos avaliem as mensagens dos outros estudantes (veja Sobrepor permissões).

Além de alterar as permissões do Fórum, é precisar escolher o método de avaliação. Vamos mudar o método de avaliação do fórum, por exemplo:

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No exemplo, pode-se perceber que o último passo é escolher uma escala, que no caso foi a “curtir”, mas há diversas outras escalas que podem ser escolhidas. É também permitido que o docente crie sua própria escala personalizada. Caso queira saber mais sobre escalar acesse o link: Escalas de notas.

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