Pergunta e respostas

Migrar / Importar / Restaurar conteúdo de outros sistemas
Uma vez criado o curso, é possível “restaurar” um curso inteiro a partir do backup de um outro Moodle. Porém, somente conteúdo pode ser importado (não é possível transferir usuários e suas atividades de outros Moodles para o Moodle da USP). Para mais informações, veja Restaurar de um Backup.
Criar questões usando um Editor?
Para editar / escrever / criar questões para o Banco de Questões do Moodle mas sem usar o próprio Moodle, use o formato GIFT e veja nesta página algumas ferramentas. Outra página com boas dicas é: esta página mas note que o Moodle do Stoa não possui este plugin instalado http://www.moodle2word.net/
O link “Criar Curso” não aparece
A Criação de um curso novo normalmente é oferecida aos docentes responsáveis, segundo consta nos sistemas Júpiter e Janus, por meio de um link na página principal. Talvez a seção de alunos ou responsável na sua Unidade ainda não tenha atualizado as informações para este semestre. Verifique no próprio Júpiter e Janus quem é o responsável pela sua turma. Se estiver tudo certo lá e ainda não aparecer o link na página principal do Moodle da USP, entre em contato conosco ( suporte@edisciplinas.usp.br).
Tenho duas turmas no Júpiter mas quero ter somente um curso no Moodle

É possível juntar alunos de duas turmas (do diurno e do noturno, por exemplo) num único ambiente no Moodle da USP. A maneira mais fácil de resolver isto é entrar em contato com o nosso Helpdesk, mencionando o código da disciplina (do tipo NNN01234) e os números das turmas (do tipo 2009101 e 2009102). Nós juntaremos as turmas.

O próprio docente também pode fazê-lo: nas “Configurações” do ambiente em questão, há um campo chamado de “Turmas da USP”. Este campo deve estar preenchido com um código do tipo LAN0500.3.2009101 (por exemplo). Se quiser juntar aqui uma outra turma, acrescente uma vírgula e o código da outra turma. O campo ficaria LAN0500.3.2009101,LAN0500.3.2009102

Se você já criou os dois ambientes no Moodle, agora deve pedir que os administradores apaguem o outro que não usará mais. [Docentes não podem remover cursos totalmente, mas podem remover todo conteúdo e avisar os administradores (suporte@edisciplinas.usp.br), que removerão o curso.

Os alunos não estão aparecendo como Participantes na disciplina

Antes de mais nada: o sistema não “puxa” todos os alunos matriculados do Júpiter todos de uma vez. Mesmo se tudo estiver configurado corretamente, os seus alunos aparecerão no seu ambiente somente quando acessarem o Moodle da USP pelo menos uma vez (e o aluno deve se logar: não é suficiente somente acessar a página como visitante).

As inscrições dos alunos matriculados no Júpiter/Janus no ambiente de apoio no Moodle da USP pode não funcionar corretamente por alguns motivos:

O campo “Turmas da USP” (nas configurações do ambiente) não está configurado com o código correto. Este campo deve conter um código do tipo codigo-jupiter.versão.turma.

A sincronização das turmas e matriculados no Júpiter ou Janus com o Moodle da USP é feita somente uma vez por dia, de madrugada.

Talvez um determinado aluno simplesmente não esteja matriculado corretamente na disciplina no Júpiter ou Janus. Neste caso, faça a inscrição manual.

Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso Helpdesk que poderá ajudá-lo com as configurações.

É preciso ter uma conta no Stoa para usar o Moodle da USP?
A partir de 9/9/2016 o Moodle da USP não está mais vinculado ao projeto Stoa. O Moodle da USP usa a “Senha Única da USP”. Veja Acesso para mais informações.
No fórum há como se colocar uma data específica para finalizar a discussão do tópico?

Não, nos fóruns do Moodle não há uma configuração para definir, tecnicamente, um prazo. A ideia é que a discussão sempre deve poder continuar, independente se vai ser avaliada, intermediada ou não.

A solução simples é: o educador entrar no fórum e fazer um post do tipo “encerramos a discussão”.

É possível sim, em “Editar configurações” do fórum, definir prazos após do qual não é mais possível um tutor dar notas a um post.

Finalmente, há uma solução técnica: procure no ambiente do fórum pelo link “Permissões”, mas é um trabalho manual e não recomendado. Recomendo a solução social e pedagógica acima.

Não posso “abrir” o meu curso para visitantes por causa de “direito autoral”

“Direito Autoral” não é motivo para deixar materiais atrás de um muro fechado.

É perfeitamente possível (e, do nosso ponto de vista, recomendável) compartilhar o seu material didático sem abdicar dos seus direitos autorais. O(a) professor(a) pode indicar no próprio texto ou recurso que ele/ela é o detentor(a) dos direitos autorais. Existem maneiras legais bem estabelecidas de dar um pouco mais de liberdade ao seu público (de re-distribuir, re-usar), indicando explicitamente o que pode e não pode fazer com esta material, mas sem abrir mão dos seus direitos: veja este link .

O segundo motivo que poderia levar alguém a não compartilhar o seu trabalho seria porque usou material de terceiros, este material sendo protegido por direitos autorais. Porém, em muitos casos é perfeitamente legal usar “pequenos trechos” de uma obra em seu material didático. Na grande maioria dos casos, simplesmente seguir as normas do discurso acadêmico por meio da atribuição correta à fonte original, afasta qualquer mal-estar por parte de todos os envolvidos.

Somente em casos de obras inteiras, sem o aval explícito do autor, é preciso evitar que o material fica exposta na internet para qualquer um acessar. Neste caso, veja aqui para restringir o acesso a um único arquivo, ou aqui para fechar seu ambiente inteiro.

Como colocar dois docentes num único curso?

O próprio responsável (docente) pelo curso pode acrescentar qualquer outro usuário do Moodle com o papel de “Docente”. Veja o item acima.

É claro que o co-responsável precisa estar cadastrado no Moodle da USP.