Guia e-Disciplinas para iniciantes

Lecionar online como se fosse uma sala de aula presencial não é eficaz e desenhar ambientes educacionais online boas requer experiência e dedicação. Mas é possível criar uma experiência boa mesmo para quem começa mediar sua didática pela internet agora. Veja neste documento algumas dicas como o ambiente online em apoio das disciplinas da USP pode ajudar.

Outros pontos de entrada para iniciantes Moodle:

Resumo

Deve pensar como vai organizar três tipos de atividade didática:

  1. se comunicar: é chave para manter os alunos engajados, construir o conhecimento e ajudar a…
  2. organização do conteúdo: vai indicar seus objetivos de aprendizagem por meio da sua seleção e priorização de material; deve também sequenciar os estudos por meio de…
  3. atividades de avaliação contínuas, durante o semestre, dando feedback e assim ajudando o aluno saber onde está.

Uma vez que levantou seu ambiente de apoio e seus alunos estão inscritos, e aprendeu a entrar no modo edição, vamos se perguntar: como traduzir estes conceitos para ferramentas concretas do e-Disciplinas e o Moodle extensão concretas?

Se comunicar

Especialistas concordam sobre a importância de estabelecer sua presença como educador no ambiente online. Não espere que só entregar (um monte de) conteúdo é suficiente. Intervenções orientadoras regulares são essenciais para manter a motivação.

O principal meio de comunicação com seus alunos é chamado Fórum. Use o Fórum Avisos para mandar avisos de novo material disponível ou atividades para fazer (alunos recebem uma notificação no seu email com seus posts). Mas no Fórum Avisos alunos não podem responder. Para levantar um Fórum temático com discussões sobre determinado assunto, use um Fórum do tipo “Discussão única” ou “Pergunta e Resposta”. Encaminhe as discussões e deixe claro suas expectativas (a participação dos alunos não será automático se não vejam sua utilidade)

Um Fórum do tipo “Geral” permite alunos criar discussões novos e é interessante para um fórum de dúvidas. Para manter as discussões focados, é interessante criar alguns tópicos já prevendo os assuntos que podem surgir.

A ferramenta Fórum é uma das ferramentas mais flexíveis do Moodle. Usos criativos incluem atividades onde alunos mostram seu trabalho para os outros, como portfólio ou a implementação de um sistema simples de avaliação por pares

O sistema de mensagens internas permite mandar mensagens entre duas pessoas (é acessível no topo da tela próximo ao seu nome, ou na página do perfil das pessoas). É apropriado usar para mensagens privativas. Para mensagens para a turma inteira, o Fórum Avisos é mais indicada. Veja a documentação no moodle.org (em inglês)

Organizar conteúdo

Moodle tem várias maneiras de entregar conteúdo, desde arquivos, arquivos organizado em pastas, páginas Web com texto, imagens e mídia, incorporação de mídia audiovisual ou conteúdo rico. Veja como inserir texto, imagens ou, por exemplo, videoaulas ou outro mídia usando o editor do Moodle (em enunciados, posts no Fórum ou qualquer lugar onde o editor aparece). Veja mais a documentação no moodle.org (em inglês).

O ambiente de apoio é organizado em seções que podem ser usados por módulos temáticos ou uma organização semanal. Ative edição e acrescente mais seções, ou apague (cuidado: apagando uma seção apague todo conteúdo nela).

Avaliar

A avaliação formativa, feita continuamente durante o semestre ajuda estabelecer prioridades e objetivos, dar retorno sobre sua aprendizagem ao aluno e manter engajamento. As duas principais formas são:

  1. Receber envios (textos ou arquivos) por meio de Tarefa. Docentes tem várias formas de dar feedback, desde dar comentários, de devolver PDFs com anotações até usar rubricas predefinidas. Veja Tarefa no moodle.org (em inglẽs)
  2. Entregar questões objetivas (com resposta certa e correção pelo Moodle) por meio do Questionário. Questões podem ser com respostas escolhidas (múltipla escolha, escolher palavras, associar conceitos e outras) ou com respostas construídas (numéricas ou frases curtas). Veja Questionário no moodle.org

Um tipo de avaliação subutilizada, mas muito útil para manter engajamento e conhecer a turma, é a avaliação diagnóstica, pedindo a opinião dos alunos. Para isso, use Enquete, Escolha ou Feedback.

Documentação e Oficina Moodle

O material associado à oficina Moodle é de livre acesso.

Isto é uma entrada boa para docentes na documentação oficial do Moodle (em inglês)

Resumo das ferramentas do Moodle

(Este vídeo foi feito para o curso “Aprendizagem em Ambientes Virtuais”, mas faz sentido fora do seu contexto original também)

Atividade Learning Design

Escolhe sua Ferramenta

Guia para as Ferramentas do Moodle (um pouco antiguada, mas ainda útil). Clique, escolhe seu objetivo educacional (avaliação, comunicação, colaboração etc.) e veja quais ferramentas (e.g. Fórum de discussão, Glossário, etc. ) são adequadas.

Referências

Alguns recursos que surgiram com a pandemia COVID-19 e o fechamento das universidades pelo mundo em março de 2020 e que achei útil

Outras

  • Teacher quick guide na documentação oficial do Moodle (em inglês)
  • GARRISON, D. R.; CLEVELAND-INNES, M. Facilitating Cognitive Presence in Online Learning: Interaction Is Not Enough. American Journal of Distance Education, v. 19, n. 3, p. 133–148, set. 2005. (link)
  • TONY BATES. Teaching in a Digital Age. BC campus, 2015. (link)

Anterior Pergunta e respostas
Próxima Moodle Extensão para processos seletivos