Tarefa

  1. Configuração
  2. Tarefas em Grupo
  3. Estender Prazo

A ferramenta Tarefa é apropriada para receber trabalhos de estudantes. Docentes dão notas e feedback e alunos por padrão não tem acesso ao trabalho dos colegas.

Uma Tarefa tem as seguintes funcionalidades principais:

  • Permite vários tipos de envios: arquivos, texto online (enviado via um editor no navegador do aluno) ou até gravações de vídeo ou áudio.
  • Permite o Docente, Monitor ou Tutor dar notas e feedback.
  • Permite dar feedback por meio de anotações online, no próprio envio (transformado em PDF).
  • (Avançado) permite configurar uma “rubrica”, um conjunto de critérios de avaliação estabelecidos previamente.
  • (Avançado) Envio em grupo: após a configuração de “Grupos e Agrupamentos”, permitir o envio de somente um dos integrantes do grupo

Veja uma entrada para a documentação oficial (em inglês)

Principais configurações

Na seção Disponibilidade configure o prazo de entrega (a data que aluno vai ver e que vai entrar no calendário). Se usar, configure a data limite para um dia após a data de entrega. Assim alunos podem enviar o trabalho atrasado, até a data limite.

Na seção Configurações de envio recomendo deixar a opção Exigir que os estudantes cliquem no botão enviar no seu padrão (não). Esta opção permitiria deixar o envio num estado rascunho, mas aumenta a chance de confusão. É interessante usar sim a opção Exigir aceite da declaração de não plágio ao enviar.

XXX Todo

Tarefa em grupo

É possível configurar a atividade “Tarefa” (envio de texto ou de arquivos) para ser feita “em grupo”. Isso significa que somente um dos alunos de um grupo precisa enviar o arquivo e os outros membros do grupo terão acesso e poderão modificar o arquivo até a data de encerramento. Ao ser corrigir, a nota pode ser atribuída automaticamente ao grupo inteiro.

Porém, é essencial usar “Agrupamentos” definido para este caso. Não configurar os grupos e um agrupamento para esta Tarefa vai impedir os alunos de enviar seu arquivo. Ou então, a tarefa vai associar o primeiro arquivo enviado ao um chamado “Grupo Padrão”, o que vai impedir outros envios de todos os outros alunos que não foram inseridos num grupo corretamente.

Veja esta documentação e passo-a-passo criado pelo LAE da FEA  (PDF).

Conceder extensão de prazo

Procure na administração por “sobreposição de grupo / usuário”. Em seguida, adicione uma sobreposição. Procure o estudante em questão pelo nome e configure os novos prazos: