Análise dos Dados do Moodle da USP

How Can We Help?

Print

O Moodle da USP

O site e-Disciplinas é o Moodle da USP. É a plataforma pela qual professores, alunos e monitores podem se comunicar de forma fácil, rápida e interativa. Através da plataforma, professores podem compartilhar com seus alunos material didático, documentos referentes às disciplinas, solicitar tarefas, enquetes, gerar discussões, entre outros. Alunos também podem comunicar-se entre si, através de fóruns.

Ao longo dos últimos anos, a adesão dos docentes da Universidade de São Paulo à plataforma aumentou consideravelmente. Veja abaixo as análises de aumento do uso do Moodle.

Números Absolutos

Podemos considerar os números totais de disciplinas no Moodle. De 2012 a 2019, o número de ambientes na plataforma aumentou de 1331 para 7716, um aumento de 6385 disciplinas. Em média, o Moodle teve, por ano, 912 disciplinas a mais em relação ao ano anterior. Estes números referem-se à graduação, e por limitação nossa ainda não foi possível calcular o aumento para as disciplinas de pós-graduação.

Veja abaixo o gráfico de evolução de ambientes totais registrados no Moodle nos últimos anos:

Comparação entre o Moodle e Disciplinas Totais

Tomando os dados das disciplinas de graduação do Júpiter Web, podemos comparar quantas disciplinas há registradas nos Sistemas USP e quantas disciplinas há no Moodle. Dividindo o número de disciplinas no Moodle pelo número de disciplinas nos Sistemas USP para cada ano, podemo analisar qual a porcentagem de adesão dos docentes da USP à plataforma. Veja abaixo um gráfico mostrando a evolução desta porcentagem:

Podemos ver que a porcentagem de adesão ao Moodle aumentou de 8.8%, em 2012, para 39.8%, em 2019, ou seja, um aumento de 31.0% em 7 anos. Em média, a adesão foi de 4.4% por ano. Estes números referem-se a todas as unidades da USP em conjunto, e este valor de adesão por ano é dado pela média das porcentagens de adesão das várias unidades USP naquele ano. Note que apenas estão sendo consideradas disciplinas de graduação.

Pelo gráfico acima, podemos ver que o aumento da porcentagem de adesão às disciplinas parece apresentar um aumento exponencial. De fato, podemos aproximar uma função exponencial para o gráfico acima com uma aproximação de 99%. Veja abaixo:

Se analisarmos separadamente as diferentes unidades USP, vemos que em 2012, a unidade mais engajada no Moodle possuía um engajamento de 21.7%. Já em 2019, a unidade mais engajada possuía um engajamento de 77.8%, um aumento de 56.1%. Abaixo é possível ver um gráfico interativo mostrando este aumento, para as 10 unidades mais engajadas. Clique nos diferentes anos para visualizar os dados.