Co-gerentes no e-Disciplinas

Índice

  1. Funcionalidades Administrativas
  2. Lista de Apoios Locais

Podemos configurar permissões especiais para docentes ou funcionários com disposição de ajudar colegas da sua unidade ou departamento. Podemos colocar pessoas em categorias como por exemplo 2019/EP/PEA ou 2019/FSP no papel de “Gerente” (Administrador). Estas pessoas tem acesso a todos os ambientes com todas as permissões de “Docente” e mais. Além disso, podem criar ambientes manualmente.

É possível também colocar pessoas no papel de “Observador”. É um pouco mais seguro, porque estas pessoas somente podem acessar os ambientes na categoria, não podem mudar configurações ou apagar coisas por engano.

Administração

Seguem algumas informações úteis para os co-gerentes:

Inscrever outrxs gerentes

É possível inscrever outras pessoas no papel “Gerente”. Procure na categoria, no bloco administração, o link “Atribuir papeis”:

Gerentes podem inscrever outros gerentes, ou observadores, na categoria deles.

No final do ano corrente ou no início do ano, é preciso entrar em contato com suporte@edisciplinas.usp.br e lembrar de reproduzir as atribuições de papel nas novas categorias. Não é automático e deve ser feito manualmente todos os anos. (Isto não é necessário para as categorias abaixo de “Grupos de Estudos, Pesquisa e Outros”)

Criar ambientes manualmente

Para criar um novo ambiente manual, procure o botão “Criar ambiente novo”

Se criou um ambiente manualmente, talvez é interessante usar a integração Moodle – Júpiter/Janus para inscrever automaticamente alunos matriculados em determinadas turmas. Veja aqui

Mas há um jeito mais ágil: gerentes de uma categoria podem colocar um bloco “Disciplinas da USP” na barra lateral da categoria, de modo que podem facilmente criar novos ambientes já ligados com a integração com Júpiter ou Janus:


(colocar este bloco requer ativar edição num ambiente, voltar para categoria e acrescentar o bloco, peça ajuda no suporte@edisciplinas.usp.br se tiver qualquer dificuldade)

Coortes

Estamos sincronizando diariamente com uma tabela no Júpiter com matriculados em cursos (não disciplinas, cursos como por exemplo “Licenciatura em Física” do Instituto de Física). A integração com Moodle coloca alunos num chamado “Coorte“ da categoria

Um possível uso para estes Coortes correspondentes a cursos de graduação é inscrever eles num ambiente para poder se comunicar com todos os alunos, ou para criar uma avaliação das disciplinas, entre outras possibilidades. Veja como inscrever um coorte num ambiente:

Lista de Apoios Locais nas Unidades da USP

O email do suporte é suporte@edisciplinas.usp.br para o e-Disciplinas e suporte@atp.usp.br para o Moodle Extensão.

Muitas vezes, um suporte melhor pode ser dado por pessoas nas Unidades. Veja uma lista (parcial)

CeTI_RP

O Centro de TI em Ribeirão Preto é uma unidade do STI muito atuante nos Moodles da USP, o e-Disciplinas e o Moodle Extensão. O ponto de contato principal é Clélia Camargo Cardoso <ccardoso@usp.br>

EACH

Vanessa de Lima Tavares

ECA

FRANCISCO CARLOS PALETTA
Roberto Luiz Menezes Macias

EE

Temos agora estas pessoas inscritos como “gerente”, sob supervisão da Profa. Marina Salvetti.

Ana Maria Martins
Eloá Otrenti
Érica Gomes Pereira
Irene Mari Pereira
Karen Namie Sakata So
Rosely da Silva Matos Liberatori
Simone Assis Nunes
Thaís Rojas Castro
Vânia Ferreira Gomes Dias

EEFE

Paulo Rizzo Ramires

EEFERP

Carlos Alberto Seixas

EEL

Fábio Herbst Florenzano
Humberto Felipe da Silva
Katia Cristiane Gandolpho Candioto

EESC

Daniel Capaldo Amaral
Edson W Cazarini
Icaro Portilho
Lea Silvia Martins Goncalves
Luiz Fernando Ferreira
Rose Marta Marques Lourenco
Thales Fernando Braga

ESALQ

No ESALQ o ponto principal de contato é Ariovaldo Miguel Carvalho <ariovaldo.miguel@usp.br>

EP

Os Profs Antonio Carlos Seabra e Fernando Akira Kurokawa tem permissões de administração geral, mas o principal apoio local é dentro das categorias dos departamentos. E.g.

PEA: Carlos Frederico Meschini Almeida, Eduardo Lorenzetti Pellini, Giovanni Manassero Junior, Hernan Prieto Schmidt, Milana Lima dos Santos, Silvio Giuseppe Di Santo, Viviane Cristine Silva

PMT: Claudio Geraldo Schon

PSI: Marco Isaías Alayo Chávez

PRO: Mauro Zilbovicius, Reinaldo Pacheco da Costa e Helbert dos Santos

FAU

Antonio Carlos Barossi

FCF

Gabriel Lima Barros de Araujo

FCFRP

Alessandra Vincenzi Jager
Zeki Naal

e Vitor Luiz de Araújo (setor de TI)

FD

O email de suporte do FD é eadfd@usp.br e é atendido pelo Sr. Fabio de Castro e sua equipe.

FDRP

Fabio Jose Moretti
Lucas Brandolin Ferreira
Rafael Souza de Marchi
Tadeu Mesquita

FE

Fernando Faria
Maurilio Marchi dos Santos
Moises Beluci da Silva

FEARP

Claudio de Souza Miranda
Eduardo Alexandre Gula
Jonis Maurin Ceara
Kleber Alexandre Benatti
Lucas Flóro

FFCLRP

Alexandre Souto Martinez

FFLCH

Os gerentes incluem os servidores Nelson Caetano, Thiago Veríssimo, Normando Peres Silva Mourae os Profs Antonio José Bezerra de Menezes Junior e Eduardo Donizeti Girotto entre outros. O email de atendimento é moodle.fflch@usp.br e há uma sala uma sala no Google Meet, que funciona das 10h às 20h, para atender questões do e-Disciplinas para docentes do FFLCH: https://meet.google.com/mzb-ftxf-jyi

FMRP

O principal ponto de contatos são Felipe Pellison do setor de TI do FMRP e o Prof. Fabio Carmona. Vejam também as informações no Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino

Fabio Carmona
Felipe Carvalho Pellison
Luis Fernando Cozin
Luiz A F Bezerra
Ricardo Perussi e Silva
sueli cristina leoni ferreira

FMVZ

Fabio Gregori
Frederico Azevedo da Costa Pinto
Maria Isabel Teixeira das Chagas
Odenir Lucas Silva

FO

Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente

Luciana Correa
Mary Caroline Skelton-Macedo

FOB

Temos os seguintes administradores e em Bauru veja também a Seção de Tecnologia Educacional.

Alexandre A. P. Montilha
Camila Medina
Denise Guimaraes Guedes
Edmilson Rodrigues de Oliveira
Joao Cres Neto
Rubens Kazuo Kato

FORP

Temos os seguintes administradores

Michel Reis Messora – Presidente da Comissão de Graduação
Wellington Romero – Chefe Administrativo do Serviço de Graduação

FSP

Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente em FSP:

Adriana Pawlyszyn
Carmen de Almeida Castelani
Hugo Henrique Lima Sousa
Maria Carolina Batista Campos Von Atzingen
Monica Inez Elias Jorge
Rodrigo Fernandes Arantes

Além disso, há secretárias em categorias departamentais .

FZEA

Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente

Gilson Goncalves da Cunha
Renan Rodrigo Vignato

IB

Fungyi Chow
jose goncalves de araujo
Marco Aurelio Ribeiro de Mello
Rafael Barros de Oliveira e Silva

ICMC

Leandro F. Aurichi
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Sarita Mazzini Bruschi
Sergio Henrique Monari Soares

IAU

Pessoas com permissões de Gerente:

Daniel Picon
Evandro Cesar Bueno

IFSC

Pessoas com permissões de Gerente:

Alessandro Silva Nascimento
Aparecido Luciano Breviglieri Joioso
Flavia Oliveira Santos de Sa Lisboa
Gilmar Bertolote Junior
Herbert Alexandre João
Joao Roberto Casimiro Machado
Jose Roberto Sabadini
Luis Gustavo Marcassa
Saverio Daniel Locks Salvagni

IME

Pessoas com permissões de Gerente:

Carlos Hitoshi Morimoto
Daniel Macedo Batista
Jose Coelho de Pina Junior
Leonidas de Oliveira Brandao
Marcelo Modesto Costa

IQ

Vejam o ambiente Recursos Didáticos para Ensino Remoto. Na categoria IQ temos agora estas pessoas com permissões administrativas:

Carlos Takeshi Hotta
Flavio Antonio Maximiano
Guilherme Andrade Marson

IQSC

Alvaro José dos Santos Neto
Flavio Donizeti Formenton