How Can We Help?
Índice
Podemos configurar permissões especiais para docentes ou funcionários com disposição de ajudar colegas da sua unidade ou departamento. Podemos colocar pessoas em categorias como por exemplo 2019/EP/PEA ou 2019/FSP no papel de “Gerente” (Administrador). Estas pessoas tem acesso a todos os ambientes com todas as permissões de “Docente” e mais. Além disso, podem criar ambientes manualmente.
É possível também colocar pessoas no papel de “Observador”. É um pouco mais seguro, porque estas pessoas somente podem acessar os ambientes na categoria, não podem mudar configurações ou apagar coisas por engano.
Administração
Seguem algumas informações úteis para os co-gerentes:
Inscrever outrxs gerentes
É possível inscrever outras pessoas no papel “Gerente”. Procure na categoria, no bloco administração, o link “Atribuir papeis”:
No final do ano corrente ou no início do ano, é preciso entrar em contato com suporte@edisciplinas.usp.br e lembrar de reproduzir as atribuições de papel nas novas categorias. Não é automático e deve ser feito manualmente todos os anos. (Isto não é necessário para as categorias abaixo de “Grupos de Estudos, Pesquisa e Outros”)
Criar ambientes manualmente
Para criar um novo ambiente manual, procure o botão “Criar ambiente novo”
Se criou um ambiente manualmente, talvez é interessante usar a integração Moodle – Júpiter/Janus para inscrever automaticamente alunos matriculados em determinadas turmas. Veja aqui
Mas há um jeito mais ágil: gerentes de uma categoria podem colocar um bloco “Disciplinas da USP” na barra lateral da categoria, de modo que podem facilmente criar novos ambientes já ligados com a integração com Júpiter ou Janus:
(colocar este bloco requer ativar edição num ambiente, voltar para categoria e acrescentar o bloco, peça ajuda no suporte@edisciplinas.usp.br se tiver qualquer dificuldade)
Coortes
Estamos sincronizando diariamente com uma tabela no Júpiter com matriculados em cursos (não disciplinas, cursos como por exemplo “Licenciatura em Física” do Instituto de Física). A integração com Moodle coloca alunos num chamado “Coorte“ da categoria
Um possível uso para estes Coortes correspondentes a cursos de graduação é inscrever eles num ambiente para poder se comunicar com todos os alunos, ou para criar uma avaliação das disciplinas, entre outras possibilidades. Veja como inscrever um coorte num ambiente:
Lista de Apoios Locais nas Unidades da USP
O email do suporte é suporte@edisciplinas.usp.br para o e-Disciplinas e suporte@atp.usp.br para o Moodle Extensão.
Muitas vezes, um suporte melhor pode ser dado por pessoas nas Unidades. Veja uma lista (parcial)
CeTI_RP
O Centro de TI em Ribeirão Preto é uma unidade do STI muito atuante nos Moodles da USP, o e-Disciplinas e o Moodle Extensão. O ponto de contato principal é Clélia Camargo Cardoso <ccardoso@usp.br>
EACH
ECA
FRANCISCO CARLOS PALETTA
Roberto Luiz Menezes Macias
EE
Temos agora estas pessoas inscritos como “gerente”, sob supervisão da Profa. Marina Salvetti.
Ana Maria Martins
Eloá Otrenti
Érica Gomes Pereira
Irene Mari Pereira
Karen Namie Sakata So
Rosely da Silva Matos Liberatori
Simone Assis Nunes
Thaís Rojas Castro
Vânia Ferreira Gomes Dias
EEFE
EEFERP
EEL
Fábio Herbst Florenzano
Humberto Felipe da Silva
Katia Cristiane Gandolpho Candioto
EESC
Daniel Capaldo Amaral
Edson W Cazarini
Icaro Portilho
Lea Silvia Martins Goncalves
Luiz Fernando Ferreira
Rose Marta Marques Lourenco
Thales Fernando Braga
ESALQ
No ESALQ o ponto principal de contato é Higor Antônio de Moraes <higor@usp.br>
EP
Os Profs Antonio Carlos Seabra e Fernando Akira Kurokawa tem permissões de administração geral, mas o principal apoio local é dentro das categorias dos departamentos (principal responsável indicado em negrito):
PCC: Prof. Dr. Fernando Akira Kurokawa
PCS: Prof. Dr. Jaime Simão Sichman, Prof. Dr. Bruno de Carvalho Albertini e Prof. Dr. Fábio Levy Siqueira
PEA: Profa. Dra. Milana Lima dos Santos e Prof. Dr. Giovanni Manassero Junior, junto com Carlos Frederico Meschini Almeida, Eduardo Lorenzetti Pellini, Hernan Prieto Schmidt, Silvio Giuseppe Di Santo, Viviane Cristine Silva
PMR: Prof. Dr. Rafael Traldi Moura
PSI: Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra, com Marco Isaías Alayo Chávez
PTR: Prof. Dr. Edvaldo Simões da Fonseca Junior
PRO: Prof. Dr. Marco Aurélio de Mesquita com Mauro Zilbovicius, Reinaldo Pacheco da Costa e Helbert dos Santos
FAU
FCF
FCFRP
Alessandra Vincenzi Jager
Zeki Naal
e Vitor Luiz de Araújo (setor de TI)
FD
O email de suporte do FD é eadfd@usp.br e é atendido pelo Sr. Fabio de Castro e sua equipe.
FDRP
Fabio Jose Moretti
Lucas Brandolin Ferreira
Rafael Souza de Marchi
Tadeu Mesquita
FE
Fernando Faria
Maurilio Marchi dos Santos
Moises Beluci da Silva
FEA
Na FEA o atendimento é feito via o Laboratório de Aprendizagem e Ensino, liderado pela Andrea Consolino Ximenes (labapre@usp.br)
FEARP
Claudio de Souza Miranda
Eduardo Alexandre Gula
Jonis Maurin Ceara
Kleber Alexandre Benatti
Lucas Flóro
FFCLRP
Alexandre Souto Martinez
Geraldine Goes Bosco
Marcos Vinicius Cola
FFLCH
Os gerentes incluem os servidores Nelson Caetano, Thiago Veríssimo, Normando Peres Silva Mourae os Profs Antonio José Bezerra de Menezes Junior e Eduardo Donizeti Girotto entre outros. O email de atendimento é moodle.fflch@usp.br e há uma sala uma sala no Google Meet, que funciona das 10h às 20h, para atender questões do e-Disciplinas para docentes do FFLCH: https://meet.google.com/mzb-ftxf-jyi
FMRP
O principal ponto de contatos são Felipe Pellison do setor de TI do FMRP e o Prof. Fabio Carmona. Vejam também as informações no Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino
Fabio Carmona
Felipe Carvalho Pellison
Luis Fernando Cozin
Luiz A F Bezerra
Ricardo Perussi e Silva
sueli cristina leoni ferreira
FMVZ
Fabio Gregori
Frederico Azevedo da Costa Pinto
Maria Isabel Teixeira das Chagas
Odenir Lucas Silva
FO
Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente
Luciana Correa
Mary Caroline Skelton-Macedo
FOB
Temos os seguintes administradores e em Bauru veja também a Seção de Tecnologia Educacional.
Alexandre A. P. Montilha
Camila Medina
Denise Guimaraes Guedes
Edmilson Rodrigues de Oliveira
Joao Cres Neto
Rubens Kazuo Kato
FORP
Temos os seguintes administradores
Michel Reis Messora – Presidente da Comissão de Graduação
Wellington Romero – Chefe Administrativo do Serviço de Graduação
FSP
Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente em FSP:
Adriana Pawlyszyn
Carmen de Almeida Castelani
Hugo Henrique Lima Sousa
Maria Carolina Batista Campos Von Atzingen
Monica Inez Elias Jorge
Rodrigo Fernandes Arantes
Além disso, há secretárias em categorias departamentais .
FZEA
Atualmente temos as seguintes pessoas com permissões de gerente
Gilson Goncalves da Cunha
Renan Rodrigo Vignato
IAG
IAU
Pessoas com permissões de Gerente:
Daniel Picon
Evandro Cesar Bueno
IB
Fungyi Chow
jose goncalves de araujo
Marco Aurelio Ribeiro de Mello
Rafael Barros de Oliveira e Silva
ICB
João Marcelo Pereira Alves
Marcos Matsukuma
ICMC
Leandro F. Aurichi
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Sarita Mazzini Bruschi
Sergio Henrique Monari Soares
IEA
O principal contato de apoio é
Gezilda Balbino Pereira
Seção Técnica de Apoio ao Ensino e à Administração
Tel. (11) 3091-2546
IFSC
Pessoas com permissões de Gerente:
Alessandro Silva Nascimento
Aparecido Luciano Breviglieri Joioso
Flavia Oliveira Santos de Sa Lisboa
Gilmar Bertolote Junior
Herbert Alexandre João
Joao Roberto Casimiro Machado
Jose Roberto Sabadini
Luis Gustavo Marcassa
Saverio Daniel Locks Salvagni
IME
Pessoas com permissões de Gerente:
Carlos Hitoshi Morimoto
Daniel Macedo Batista
Jose Coelho de Pina Junior
Leonidas de Oliveira Brandao
Marcelo Modesto Costa
IP
Antonio Euzebios Filho
Katia Cristina Pinto
Pablo de Carvalho Godoy Castanho
Paula Debert
Paulo Cesar Endo
IRI
Reinaldo Ferreira de Lima
Rodrigo Miyasaki Rodrigues
IQ
Vejam o ambiente Recursos Didáticos para Ensino Remoto. Na categoria IQ temos agora estas pessoas com permissões administrativas:
Carlos Takeshi Hotta
Flavio Antonio Maximiano
Guilherme Andrade Marson