Gerir alunos inscritos

 

O Moodle da USP usa informações dos sistemas Júpiter (graduação) e do Janus (pós-graduação). Quando um ministrante cria um ambiente novo, todos os alunos matriculados no Júpiter ou no Janus são inscritos no ambiente (desde que estes alunos tenham acessado Moodle pelo menos uma vez, senão a conta deles ainda não existe no sistema).  É possível juntar várias turmas no Júpiter num único ambiente de apoio no Moodle: veja como usar turmas e “grupos”.

É preciso ressaltar que a integração também inscreve  alunos no estado “inscrito” ou “pendente” no Júpiter ou Janus. Isto significa que é importante deixar claro para todos que ter acesso ao ambiente de apoio no Moodle da USP não é, necessariamente, indicação de que está matriculado regularmente e que, portanto, é preciso acompanhar o status da matrícula no Júpiter ou Janus. A integração com Júpiter e Janus, não tira (desinscreve) alunos do ambiente de apoio automaticamente, mesmo alunos que não estão mais matriculados Júpiter ou no Janus.

Docentes “avançados”

Para docentes avançados (veja aqui como se auto-promover), é possível acrescentar matriculados de outras turmas de Júpiter ou Janus ao seu ambiente de apoio. Em “Métodos de inscrição”, clique na caneta amarela para configurar o comportamento do método “Inscrições da USP”:

Comece a escrever o código da disciplina (o que aparece no Júpiter ou Janus) e escolha a turma desejada (no caso de turmas de Júpiter, a turma é indicada pelos últimos três algarismos do código). Cuidado: como explicado acima, acrescentar uma turma não é algo que pode ser facilmente desfeito. Caso tenha acrescentado uma turma por engano, entre em contato com suporte@edisciplinas.usp.br

Acrescentar uma turma do Júpiter ou Janus

Desinscrever alunos pode ser feito manualmente (pelo docente ou pelo próprio aluno). Mas se a matricula permanece no Júpiter, o alunos será inscrito de volta no ambiente de apoio automaticamente a próxima vez que entre no Moodle! Uma alternativa melhor para estes casos é “suspender” um aluno.