Marcar presença

How Can We Help?

É preciso acompanhar o engajamento dos seus estudantes com sua disciplina? Listamos algumas possibilidades. Convidamos contribuir sua experiência ou compartilhar uma sugestão, mandando um email para apoioead@if.usp.br

Acompanhar o relatório “conclusão de atividade”

A recomendação é não depender somente das atividades síncronas no Zoom ou outro conferência Web para engajar os alunos e encaminhar alguma atividade assíncrona regularmente. Se configurar o acompanhamento de conclusão para estas atividades, pode usar o relatório “Conclusão de atividades” para facilmente calcular uma “frequência” (pode baixar os dados para uma planilha).

Auto-registro usando a atividade “Presença” no Moodle.

Uma possibilidade é pedir os próprios alunos registrar suas “presenças”, assim incentivando eles engajar com o material e atividades com regularidade. Após criar a atividade Presença no Moodle (veja suas configurações) deve criar “sessões”. Recomendamos criar uma sessão de teste, para depois criar em lote as sessões do semestre inteiro. Pode

  • configurar as sessões com autoregistro (veja figura abaixo);
  • configurar cada sessão com duração de algumas horas, ou o dia da aula inteiro (só podem registrar a presença durante a duração da sessão).
Parte configurações de uma sessão da atividade “Presença”.

Se tiver várias turmas é possível criar sessões diferentes para cada turma (mas não essencial, se manter a sessão aberto para registro o dia inteiro, pode também manter todos os alunos juntos, se não precisar separar as turmas nos relatórios).

Participação das sessões síncronas

A integração do Mconf, o sistema de Web conferência do RNP, com o Moodle permite usar o sistema de acompanhamento de conclusão para saber que clicaram no link de acesso à sala. O Google Meet permite o organizador da sala pedir uma lista de participantes posteriormente. O Zoom permite baixar uma lista de participantes durante a a sessão.