Moodle Extensão para processos seletivos

É possível usar atividades avaliativas do Moodle como Questionário ou Tarefa em apoio a processos seletivos, como por exemplo os processos de seleção de programas de pós-graduação. Para participar (ter uma conta) no e-Disciplinas é preciso ter uma senha USP e, por isso, se houver participantes sem senha USP o Moodle Extensão é a plataforma mais apropriada. Segue um procedimento proposto e algumas recomendações.

Primeiro, avalie se o Moodle Extensão é a plataforma apropriada, levando algumas limitações em conta:

  • não há apoio específico para a criação dos ambientes ou provas, é preciso ter acesso a conhecimento e recursos humanos para construir os ambientes de apoio;
  • não há ferramentas específicas no Moodle que possam garantir com certeza a identidade de quem faz a prova ou outros fatores que influenciam sua integridade.

Dito isso, há várias experiências (veja por exemplo os programas de pós do ESALQ) onde o Moodle Extensão foi usado com sucesso como um dos ingredientes do processo seletivo.

Caso quiser fazer uso desta infraestrutura:

  1. Acesse o sistema com sua senha USP para criar sua conta lá.
  2. Mande um email para suporte@atp.usp.br com a categoria (Unidade da USP) onde podemos criar uma subcategoria do tipo “Processos Seletivos PPGs” e os nomes (ou melhor ainda, números USP) das contas que vão gerenciar esta subcategoria.
  3. Estas pessoas poderão criar novos ambientes dos processos seletivos, criar códigos convites e configurar a inscrição dos participantes.

Os participantes do processo seletivo precisarão cadastrar uma conta no Moodle Extensão e se inscrever no ambiente do processo seletivo. Para ambos, poderão usar um código de convite (veja como criar).

Vai ser preciso dar instruções claras ao participantes. Veja um exemplo de um ambiente com instruções claras (note como nas configurações do ambiente é possível customizar a mensagem mostrado aos visitantes).

Anterior É preciso ter uma conta no Stoa para usar o Moodle da USP?