Inscrições no e-Disciplinas

How Can We Help?

Para poder participar de atividades em ambientes de apoio a disciplinas da USP é preciso estar inscrito. Um docente ou monitor pode inscrever pessoas manualmente, ou a sincronização com Júpiter e Janus pode inscrever estudantes.

Relação com o estado da matrícula no Júpiter e Janus

Atenção. Estar inscrito num ambiente de apoio a uma disciplina no e-Disciplinas não quer dizer necessariamente que está tudo em ordem com a matrícula. É necessário verificar no Júpiter (ou Janus) se a matrícula está regularizada. Qualquer pendência no Júpiter ou Janus deve ser resolvida na seção de alunos da unidade. Estar inscrito num ambiente na plataforma e-Disciplinas não gera direitos. A gestão e memória do seu histórico acadêmico é feito exclusivamente no Júpiter e Janus.

Inscrever

A grande maioria dos participantes é inscrito pela integração com Júpiter ou Janus, ao criar o ambiente de apoio no e-Disciplinas. É na hora de criar que o ministrante decide quais turmas juntar no ambiente, ou se vai ter ambientes separados para cada turma. Após a criação, o docente ou o apoio técnico pode fazer modificações.

Uma vez configurada quais turmas serão inscritas, o sistema sincroniza uma vez por dia com Júpiter ou Janus. Novos matriculados no Júpiter ou Janus serão inscritos no e-Disciplinas, mas atenção, o sistema nunca desinscreve automaticamente pessoas!

Também é possível inscrever pessoas manualmente, em qualquer papel, ou permitir autoinscrições

Desinscrever

Um caso comum é quando o ambiente de apoio no e-Disciplinas foi criado quando o estado da matrículas no Júpiter ainda estava mudando. A integração inscreve todos (“inscrito”, “pendente” e, claro, “matriculado” ) mas não desinscreva automaticamente (isso pode mudar em algum momento). Neste casos:

  1. Alunos podem se desinscrever de um ambiente.
  2. Docentes podem suspender e desinscrever alunos que não constam mais no Júpiter ou suspender alunos pendentes. (o ambiente fica invisível para “suspensos” (inativos) no e-Disciplinas) .
  3. Docentes podem pedir ajuda ao suporte local da sua Unidade ou no suporte do e-Disciplinas.

Perguntas Frequentes

Não estou inscrito no ambiente correspondente a minha disciplina, mas no Júpiter ou Janus está tudo ok.

Existem algumas possibilidades que podem causar este problema:
  1. O ministrante responsável pela disciplina não criou o ambiente de apoio online
  2. Existe um ambiente correspondente à disciplina, mas com outras turmas do que sua.

Em ambos os casos é preciso que o docente faz os devidos ajustes, ou que pede ajuda ao suporte.

Alunos estão inscritos indevidamente no meu ambiente .

Como explicado acima, a integração com Júpiter e Janus é conservador: não tire alunos automaticamente. Se o ambiente foi criado com as matrículas no Júpiter ainda se estabilizando, pode haver alunos no seu ambiente que não estão matriculados.

Não tenho acesso ao e-Disciplinas

Ter uma conta e poder se logar é diferente do que estar inscrito (poder participar) num ambiente de apoio. Um conta (com número USP) deve existir antes de poder ser inscrito. A conta é criada quando alguém acessa pela primeira vez com sua senha USP. Alunos especiais são tratados exatamente iguais a outros alunos. Ouvintes não podem ter conta.